Notice: Undefined offset: 2 in /home/turismo1/public_html/header.php on line 4

Atividades

Quando saímos de férias gostamos de experimentar, aprender e se divertir, por isso é bom estar informados sobre a variedade de atividades e eventos que o município de Garopaba oferece para que você possa montar suas férias e adequar a seu gosto.

Historia y Cultura
Fiestas Tradicionales
Carnaval
Paseos y Tours
Deporte Acúatico
Deporte Terrestre
Avistaje de Ballenas
Naturaleza
Pesca
Gastronomía
Vida Nocturna
Historia y Cultura

História e Cultura

No início, Garopaba, era uma pequena vila de pescadores onde as famílias viviam da pesca e da agricultura nacional. Seu nome é indígena e em guarani significa "enseada dos barcos ". Em 1890, estabeleceu-se como município devido aos grandes esforços do padre italiano Rafael Farraco e no início dos anos 70 sua geografia impressionante é descoberta por jovens do sul do Brasil, que encontraram um paraíso natural com condições incríveis para a prática do surf, bem como baías calmas para as famílias desfrutarem. Desde os anos 90 que a cidade tem lojas, restaurantes, pousadas, condomínios e a maioria de sua população se relaciona com o turismo. Hoje conta com 20.000 habitantes e na alta temporada (dezembro, janeiro, fevereiro e março) chega a receber 100.000 turistas que são principalmente de Porto Alegre, Argentina e Uruguai. Os picos mais altos de visitantes ocorrem no Reveillon (Ano Novo) e carnaval, quando cerca de 120.000 turistas vêm a esta bela região para desfrutar das suas férias.

subir
Fiestas Tradicionales

Festivais tradicionais

Los eventos en Garopaba se dan durante todo el año, cada vez son más y también los turistas que se acercan para disfrutarlos. Las dos fiestas más importantes del municipio como del país son los carnavales y reveillón (fin de año). Además de éstos se organizan:
Dezembro: Natal (Natal ) / Ano Novo ( Reveillon ) .
Janeiro : Areia de Verão / Procissão do Santo Rei .
Fevereiro: Festa de Nossa Senhora dos marinheiros (geralmente a primeira semana de fevereiro ) / Carnaval 5-10 fevereiro.
Março: Garopaba Triathlon .
Maio: Reunião do automobilismo .
Junho: Festa da Tainha (peixe) / Quermesse .
Agosto: Festa de Nosso Senhor do Bom Jesus / Campeonato Municipal de Futebol.
Setembro: : Desfile cívico 07 de setembro .
Outubro: Rota das Baleias Francas .
Novembro: Festival de dança / Exposição de Orquídeas/ Feira de Arte e Cultura .

Fiestas Tradicionales

Natal e Reveillon


O Natal é muito importante no Brasil , devido a sua imensa fé religiosa. O povo de Garopaba vive essa festa com a mesma intensidade , como bom devoto da fé cristã . Sendo uma vila basicamente constituida de pescadores, mantém a tradição de cantar e rezar para que Deus nunca permita que falte saúde e alimentação . E, no dia 25 , é costume ir à praia na meia noite, para oferecer e celebrar o nascimento de Jesus , do norte ao sul de Garopaba . Outra tradicão é no final do ano , onde as pessoas fazem oferendas para o mar e se vestem branco, o que significa que no próximo ano será mais um ano em que haverá uma abundância de saúde, alimentação e trabalho, condições fundamentais para perpetuar a alegria . Além disso, em toda a baía um grande show de fogos é realizado e podem-se assistir a concertos ao vivo.

Carnavales

Carnaval

Às vezes, durante o mês de fevereiro e outras em março, no Brasil é comemorada a tradicional festa de carnaval. Isto promove o movimento de milhões de turistas por todo o país verde amarelo. Garopaba não está excluída e recebe milhares de visitantes durante o feriado de Carnaval.Durante a manhã , tarde e noite se escutam as celebrações. A praia é o local de encontro para o dia e, à noite, se reunem na rua do centro . Durante a noite as danças, os desfiles e os músicos de rua se movem através do centro garopabense e finalmente tudo termina em um cenário onde as bandas convidadas fazem música para dançar e desfrutar da família .

subir
Paseos y Tours

Passeios e Excursões

Dunas do Siriu:
A dois quilômetros do condomínio estão as dunas espetaculares para sandboard. As dunas atingem uma altura de 30 metros. Ela também conta com um serviço de gastronomia.
Cachoeira do Macacu:
Ela está localizada a 7 km do condomínio, é um dos pontos mais preservados da região, ideal para dar um mergulho na Cachoeria ou passar um dia inteiro.
Cachoeira do Siriu:
Ela está localizada a 9 km do condomínio, no caminho a Siriu, dentro da mata exuberante e entre as colinas. Dentro do complexo de cachoerias, você pode fazer snorkeling, tomar um banho e almoçar alguns deliciosos frutos do mar, durante a temporada de verão.
Viagens de barco:
Você pode começar o passeio na praia de Garopaba, onde pode escolher entre várias excursões que recorrem as praias da região, e alguns vêm para a maravilhosa ilha do Coral cerca de 3 quilômetros quadrados, onde há uma pequena praia, e ao redor é feito mergulho pela beleza da flora e fauna marinhas

subir
Deportes Acuáticos

Esportes Aquáticos


Deportes AcuáticosKite surf:


El kitesurf O kitesurf é um esporte radical de deslizamento sobre a água em que o vento leva uma pipa anexado ao seu corpo por um arnês e possibilita você navegar em uma plancha deslizando sobre as ondas ou fazer manobras no ar.
Lugares preferenciais para este esporte :
Com o vento Sul: Canto sul da praia da Barra. Na parte do meio da praia Silveira . Praia Siriu .
Com o vento Norte: Praia de Garopaba . Centro norte da praia do Siriu. Canto sul da praia da Barra. Canto norte da praia do Ouvidor .

Deportes AcuáticosStandUp:


The Stand Up Paddle Surfing ( SUP) é uma antiga forma de deslizamento em que o navegador usa um remo para mover-se na água em pé em uma prancha grande , mas também se usa para surfar. Aconselha-se praticar este esporte longe de quem está tomando um banho na praia. Estas pranchas podem ser alugadas na praia de Garopaba .
Lugares preferenciais para este esporte :
Vento Nordeste : Norte da praia do Siriu. Parte do Meio da praia Silveira. Norte da praia Ferrugem. Lado sul da praia da Barra. Norte da praia do Ouvidor . Praia Vermelha.
Vento Sul: : Praia de Garopaba . Praia do Rosa. Praia Vermelha. Canto Sul da praia do Ouvidor. Canto Sul da praia da Barra. Canto Sul da praia de Silveira. Praia Siriu . Canto Sul da praia de Gamboa .

Deportes AcuáticosSurf:


Provavelmente a atividade mais importante de todo o município de Garopaba , onde você se encontra com a prancha e a vastidão do Atlântico. Incrível atividade geradora de divertimento, momentos de reflexão e admiração ao meio ambiente.
Todas as praias permitem navegar , mas, para aqueles que começam, a praia de Garopaba é uma boa alternativa.
Para os mais experientes boas opções para a atividade são :
Praia de Silveira , extremo norte da praia da Ferrugem , extremo norte da praia Siriu ou o sul da praia da Gamboa.Também a Praia Vermelha e o canto norte e sul da Praia do Rosa .

Deportes AcuáticosKayak:


É uma atividade física , mas também ideal para relaxar e visualizar a imensidão da baía. Alguns são simples , outros para dois e até três pessoas . Você pode alugar no extremo sul da baía de Garopaba e na lagoa Siriu a um 1,5 km do condomínio de Vila Lila.

Deportes AcuáticosMergulho :


Esta linda atividade também pode ser realizada em Garopaba , locais vendem serviços de excursões de merculho que o levam a ilha do Coral para um belo passeio de barco e uma vez lá as atividades de mergulho são realizadas . Os trajes e acessórios , tais como tubos de oxigênio podem ser alugado nestas lojas .

Deportes AcuáticosMergulho :


Esta atividade é aconselhável fazer na praia da Vigia ao meio-dia , quando o sol está em uma posição estratégica que melhora a visibilidade debaixo d'água. Para aqueles que desejam fazer esta atividade recomendamos a máscara e o pé de pato embora haja casas que alugam esses acessórios .

subir
Deportes Terrestres

Esportes Terrestres

Deportes TerrestresVoleibol:


É um dos esportes mais populares do Brasil , que se destaca por ser várias vezes campeões mundiais neste esporte. A praia de Garopaba tem no norte e no sul , duas quadras de vôlei , onde os turistas, todas as noites, realizam jogos emocionantes.

Deportes TerrestresFutebol:


Como é comum no Brasil o futebol é jogado em todas as praias . Na praia de Garopaba , tanto na parte sul da baía e no norte , tem duas quadras de futebol bem equipadas, onde todas as tardes de verão , quando a praia está menos lotada , brasileiros, argentinos e uruguaios se reunem para jogar futebol. Além disso , a praia Siriú , Gamboa, Ouvidor têm seus quadras de futebol nos lugares mais comerciais da baía.

Deportes TerrestresSandboard Deportes Terrestres


O essencial do município de Garopaba para esses esportes são as famosas dunas de Siriu , que são nada mais do que dois quilômetros do condomínio. Muitas famílias vão passar a tarde lá e desfrutar da aventura de saltar com uma tábua sobre as dunas de areia (morros ) , que seus picos mais altos chegam a medir trinta metros. Estas tábuas são alugadas no local , e tem um preço acessível. Os menores, se não se animam podem se lanaçr sentados e desfrutar desta emocionante aventura , que é para toda a família .

Deportes TerrestresBike:


Tanto no litoral e no interior existem excelentes rotas para mountain bike. Se introduzem na Mata Atlântica e atravessam costas rochosas e colinas na beira do mar , ou inclusive atravessam vales e montanhas no interior do estado .

Deportes TerrestresTrekking:


Garopaba tem dezenas de trilhas de diferentes níveis e distâncias. Os mais conhecidos são:
Ferrugem-Rosa
O caminho liga a praia da Ferrugem com a praia da Rosa é considerada uma das mais bonitas da região. Os 12 km da rota atravessa desertas praias, montanhas e penhascos, descobrindo lagos e nascentes. O percurso tem nível de dificuldade médio e dura cerca de seis horas e é recomendável contratar um guia.
Da Pedra Branca
A trilha é de 3 km, com um nível médio de dificuldade. Durante o passeio, podemos encontrar piscinas naturais com cachoeiras e trechos de mata atlântica. A vista panorâmica da pedra revela um cartão postal das belas praias.
Siriú-Garopaba
A distância é de apenas 300 metros e em aproximadamente 15 minutos você pode completar o caminho, mas o cenário é tão charmoso que ninguém faz a viagem nesse tempo. Entre um passo e a outro emergem ilhas, lagoas e dunas gigantes que podem atingir 5 km de altura.

subir
Avistaje de Ballenas

Avistagem de baleias

De junho a novembro acontecem na costa um fenômeno espetacular. Centenas de baleias francas, deixam as águas geladas da Patagônia e vêm dar à luz e amamentar seus filhotes no litoral de Santa Catarina. Estes mamíferos podem crescer até 20 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas. O litoral de Garopaba é ideal para assistir esta baleia. As baleias francas foram caçadas sem proibição até 1973, mas, a partir de 2000, foi estabelecido na região do litoral sul de Santa catartina a EPA, Área de Proteção Ambiental da Baleia, esta organização tem como objetivos básicos proteger esta espécie e aconselhar sobre o uso racional dos recursos naturais da área. Você pode fazer passeios de barco para observação das baleias. Convém contratar excurcôes que respeitem a Lei Federal 7643/87 e IBAMA resolução 117/96, e assegurem a proteção das baleias contra perturbações indevidas.

subir
Naturaleza y Vida Silvestre

Natureza e Vida Selvagem

A natureza é a principal característica da região e do estado de Santa Catarina: morros lagos , lagoas, baías incontáveis , formando uma bela geografia. Também em Garopaba se conservam as características naturais do lugar, porque na cidade existe a lei de regulação urbana que só permite a construção do andar térreo e primeiro andar , gerando uma grande harmonia entre a pequena cidade e a paisagem natural.
Em termos de flora, as duas espécies mais características em Santa Catarina são as amendoeiras e as "bananeiras " característicos pelo tamanho de suas folhas e seu tronco estreito, crescem abundantemente favorecida pelo clima tropical.
Quanto à fauna , apresenta uma variedade de pássaros, e numerosas espécies de animais marinhos , o mais característico é a baleia que está no litoral de Santa Catarina de julho a novembro



subir
Pesca

Pesca

A pesca em Garopaba era uma atividade econômica que sustentava muitas famílias no município . Com a chegada do progresso as novas gerações se viram cada vez menos atraídas por essa atividade . Atualmente, em Garopaba ainda existe a colônia de pescadores , localizada no centro histórico e reúne 1.500 homens . A pesca da Tainha, de maio a junho , resgata e valoriza o homem do mar, e toda comunidade vivencia com entusiasmo. Em 2012, eles chegaram a pescar mais de 8 toneladas de Tainha . Hoje em dia , os turistas pescam nas tardes desde as margens da Baía de Garopaba , especialmente na borda norte ou do morro que faz fronteira com o mar no lado sul da praia. Além da Tainha são característicos da área a lisa, a anchova , o camarão e a lula.

subir
Gastronomía

Gastronomía

A comida tradicional de Garopaba são os frutos do mar, sempre muito fresco. Dentre eles, podemos encontrar peixes como Tainha,muito saborosa e nativa de Santa Catarina, e a pescada entre as mais convencionais. Estes pratos são geralmente acompanhados de batatas fritas de batata doce (chips) e arroz com feijoada. Ao qual é adicionado , uma variedade de frutos do mar : camarão, mariscos , lulas, lagostas .... Da mesma forma devemos destacar, nesta região a comida árabe , mexicana , japonesa e culinária gaúcha do sul do Brasil . É importante salientar a Praia do Rosa, conhecida pela sua cadeia de restaurante internacional. Então, a desfrutar da comida que a mesa está servida!

subir
Vida Nocturna

Vida noturna

Durante o verão Garopaba tem vários pontos onde você pode ir dançar e tomar alguma bebida típica brasileira. Por exemplo Praia da Ferrugem e do Rosa tem seus bares abertos sete dias por semana. Em Ferrugem o público é relativamente mais jovem do que o da Praia do Rosa, enquanto a primeira tem discotecas a segunda não.
Há também uma festa típica na área denominada Festa de Lua Cheia, isto é feito um sábado por mês no morro do Siriu. Este evento atrai um grande número de pessoas porque se realiza no morro verde iluminado por uma lua gigante, é também uma festa com muita iluminação Caribe. Existem áreas onde você pode ficar ao ar livre ou em lugares cobertos. Outra atração muito interessante é uma cachoeira que está dentro da área onde o festival acontece, pode-se caminhar através encantadores e iluminados passarelas de madeira.
Finalmente incríveis festas são montadas no complexo "Bali Hai". Este lugar é realmente um show pela sua infra-estrutura e as emocionantes festas que se realizam aqui. Muitos artistas famosos fazer música para os feriados. Eles têm várias faixas ou pistas e vários bares. Espetáculo colorido e surpreendente.As festas são principalmente realizadas aos sábados, mas também ocorrem em outro momento da semana.

subir